Isso aqui é um blog, como vocês já devem ter percebido. Eu (-- Endo --) e mais alguns amigos (Kakaroto, Gééoh Sanches e MAND) vamos escrever coisas legais que vocês vão ler e comentar (por favor, LEIAM TUDO), porque, afinal, tudo aqui está 'Escrito no Blog' (eeeee)!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Globalização e as Redes Sociais

A globalização pode ser definida como o "encurtamento das distâncias" (não é um encurtamento real. Não fique pensando que com o tempo você estará morando do lado da Casa Branca). Esse "encurtamento" é apenas nominal. Ele possibilita que você possa se locomover para o outro lado do mundo em questão de horas (se você tiver grana pra isso)! Mas se você não quiser sair daí de onde você está, graças a esse "encurtamento", você pode ficar sabendo 'ao vivo' do que está acontecendo em qualquer parte do mundo. Não está satisfeito em apenas saber o que está acontecendo? Graças a globalização você pode participar do que está acontecendo em qualquer parte do mundo sem estar lá! Isso é possível graças às Redes Sociais.


A globalização começou a partir do momento em que foi criado o rádio, pois através dele é possível saber das notícias 'ao vivo' de todo o lugar sem sair de casa. "É o acontecimento no momento em que ele acontece". Depois do rádio veio a televisão (a televisão demorou um tempo até que houvesse tranmissões 'ao vivo'). Nela, além de saber o que estava acontecendo, você pode ver o acontecimento! Depois da TV veio a melhor e a pior invenção de todo o século XX: o computador pessoal com acesso à internet.

A internet é um lugar onde se pode tudo mas também é onde não se pode nada. É nela que se pode ver as notícias mais recentes, os acontecimentos históricos mais antigos e as baboseiras mais idiotas. Mas também é nela em que você corre o risco de ficar amigo de pedófilos, ladrões e golpistas. Com o crescimento do número de internautas, vieram as Redes Sociais. Por um momento elas foram muito úteis (e continuam sendo, por que não) mas chegaram a um ponto em que não se tem mais privacidade.

Aviso:
A seguir encontram-se críticas sobre os problemas das redes sociais mais famosas. O que está escrito aí não pode ser considerado agressivo, pois é apenas uma opinião.

Vamos falar do Twitter:

O Twitter foi criado em 2006 mas só ficou famoso no Brasil em 2008 e só virou vício no ano seguinte. O Twitter é uma rede social em que você faz uma conta para ter um 'mini blog', no qual você cria 'twits' de no máximo 140 caracteres. Para mim essa é uma boa forma de ficar sabendo da vida dos outros. Não se surpreenda se alguém do Twitter escrever: "Vo cagar, volto depois de soltar o barroso" ou "Broxei". Por isso, alô fofoqueiros e fofoqueiras de plantão, o Twitter os espera.

Agora falarei do Orkut:

O Orkut foi criado pelo Google (o mais famoso site do mundo para 'colar' e pegar respostas) em 2004 mas só ganhou muitos usuários a partir de 2006. É atualmente a segunda rede social mais usada no Brasil e na Índia (pois é só nesses dois países em que ele conseguiu sucesso significativamente alto). O Orkut baseia-se numa rede social em que você tem seu email e pode mandar recados (ou 'scraps') para seus amigos. Mas o Orkut tem um enorme problema: os chamados 'fakes'. Eles são pessoas que se passam por outras pessoas que são normalmente famosas. Então, alô estelionatários e pedófilos, o Orkut os espera.

E, por fim, vamos ao Facebook:

O Facebook foi criado em 2004, e atualmente é a rede social mais acessada do mundo. O Facebook é uma rede social que mistura o Orkut e o Twitter, com a possibilidade de falar o que está acontecendo com você no momento, 'curtir' o que os outros fazem e ainda conversar com seus amigos em tempo real. Tem o mesmo problema do Twitter de invasão de privacidade [técnica (uma vez que você só tem a privacidade violada se você quiser)]. Porém não tem o mesmo problema do Orkut. Aliás, deve ser por isso que o Facebook é considerado por muitos a melhor rede social do mundo.

As redes sociais podem até ser boas, uma vez que dão a chance de se falar com alguém que está longe e até de ver essa pessoa (às vezes, ver além dos limites da privacidade...). Mas elas são ruins também. Pense comigo: e aqueles que não podem pagar uma mensalidade de internet? Serão simplesmente excluídos do meio social? Pense nisso.

Moral do post:
A Globalização foi boa pois ajudou muita gente a matar a saudade dos entes queridos, mas ela foi ruim pois invadiu a privacidade de todos.
'Ninguém, absolutamente ninguém está protegido navegando na internet'

Um comentário:

Fale o que quiser, só não fale palavrão...