Isso aqui é um blog, como vocês já devem ter percebido. Eu (-- Endo --) e mais alguns amigos (Kakaroto, Gééoh Sanches e MAND) vamos escrever coisas legais que vocês vão ler e comentar (por favor, LEIAM TUDO), porque, afinal, tudo aqui está 'Escrito no Blog' (eeeee)!!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EQM - O Cérebro Realmente Nos Comanda?

Será que realmente nossa conciência está localizada no cérebro? Será que depois de morrer existe vida? O que são EQMs? Porque estou fazendo este post??? A resposta para algumas dessas perguntas estão aqui (aqui não, logo abaixo).


O que acontece quando estamos em coma? E porque nós não morremos se não podemos nos mexer? Foi graças à essas duas perguntinhas que eu tive a ideia de fazer este post. Como vemos nos hospitais pelo mundo, uma pessoa entra em coma, não se mexe, não abre os olhos, MORRE por um tempo. Mas depois que esta acorda, ela diz que se lembra de tudo que aconteceu durante o período em que ela esteve em coma. COMO ISSO PODE ACONTECER???

Homem em coma.
Da mesma forma que uma pessoa que esteve em coma diz que se lembra de tudo o que ocorreu, existem pessoas que, no momento em que seu coração parou (pi, pi, pi, pi,piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii), dizem que saíram de seus corpos e puderam ver e ouvir tudo o que se passava ao seu redor. Isso se chama Experiência de Quase Morte, ou simplesmente EQM (em inglês, NDE - Near-Death Experience). Aqueles que dizem ter passado por uma EQM perdem o medo da morte (tanatofobia) e evoluem mentalmente.
'Na minha humilde opinião, o nosso corpo é como se fosse um carro. O cérebro é o painel de controle e nossa alma (espírito) é como se fosse o motorista.' - Eu mesmo.
Um túnel de luz numa tela
de Bosch.
As pessoas que dizem ter vivenciado uma EQM relatam várias situações diferentes. Umas dizem que foram para outro mundo, onde viram entes queridos que já haviam morrido, foram guiados por um ser que muitos descrevem como um parente falecido há muito tempo, e dizem até que viram um ser que produzia uma luz intensa de seu corpo e que, quando estavam na presença dele, sentiam uma paz interior enorme (há quem diga que este é Jesus Cristo). Outras dizem que 'apenas' saíram de seus corpos e viram tudo o que acontecia à seu redor. Há quem diga também que viu um túnel com uma luz ofuscante no final (<< veja imagem ao lado <<) e que esta luz chamava-o 'como um imã puxa o metal'.

As EQM são uma das possíveis evidências científicas da existência da alma, o que nos faz refletir se realmente quem comanda o nosso corpo é o cérebro e não a alma.

Algumas pessoas dizem ter tentado falar com outras pessoas que estavam próximas mas era como se a pessoa não pudesse ouvir.
Pessoa em uma EQM, tentando interação.
As investigações científicas sobre assuntos relatados como pós-morte (ou quase morte) sempre existiram e foram motivo de debates. Mesmo com tanto interesse no assunto e a presença de muitos relatos sobre o caso, ainda não há qualquer comprovação científica que comprove essa teoria, logo esta é uma hipótese não-verificada. Esses fatos podem se tratar de alucinações ou podem significar que o cérebro pode conter algum mecanismo para perceber um mundo espiritual à nossa volta. Os estudos sobre esse tema são feitos pela neurociência e pela neuroteologia, sendo que eles prosseguem.

Não sei se o que foi aqui relatado é real. Só sei que esse assunto ainda vai render muitos comentários.

Obrigado por ler.
Se gostou comente;
Se não gostou, f*d*-se...quer dizer, comenta também (8 

PS.: A partir de hoje, eu vou postar semanalmente, apenas na sexta-feira. Até semana que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale o que quiser, só não fale palavrão...